• Déficit de mulheres no mercado de tecnologia
    As mulheres que trabalham com TI são promovidas três vezes menos que os homens.
    (fonte: A UPWIT - Unlocking the Power of Women For Innovation and Transformation - em parceria com a Catho e a Revelo)
  • Apenas 17% dos programadores brasileiros são mulheres
    Os gigantes de TI parecem incapazes de aumentar a participação das mulheres em seus quadros. (Fonte: Época Negócios)

Projeto



A exclusão de mulheres do mercado de trabalho, principalmente, das carreiras de base tecnológica é consequência do tratamento segregador dado as mulheres e jovens que lidam com a oferta minoritária de vagas, além da prática abusiva de pagamwento de salários inferiores praticados para profissionais do sexo feminino. Essas são condutas discriminatórias que precisam ser enfrentadas pela sociedade com ações positivas e afirmativas que possibilitem a abertura vagas em empresas para áreas tecnológicas que demandem competência profissionais técnicas que consolidem a inclusão de meninas e mulheres no sistema produtivo.

O projeto Soma Educação por meio do módulo de ação Meninas, Mulheres e Tecnologia tem como desafio a inserção da mulher no mercado de trabalho em igualdade de condições dadas ao universo masculino, criando oportunidades nas carreiras tecnológicas.

A atividade da mulher no mercado de trabalho e sua influência para o desenvolvimento econômico da nação é estratégico para incrementar a economia do país. A pesquisa IBGE sobre estatísticas de gênero mostra que as mulheres, apesar de maioria no ensino superior, recebem apenas 75% em relação ao salário de um homem (Fonte - IBGE ).

Assim, o nosso desafio preparar desde a escola a menina para que possa assumir seu papel na sociedade como produtora de conhecimento, ocupar postos de trabalho tanto diretivos como posições que possam impactar nos avanços tecnológicos e inovação. O Soma Educação desenvolveu uma proposta de ações que suportem meninas e mulheres que ambicionam atuar na esfera tecnológica.


Objetivos

Promover a orientação profissional para inserção nas carreiras de base tecnológica.

Estimular a inserção de temas no cotidiano escolar desde o ensino fundamental ao médio que excitem à procura pelas carreiras nas áreas de tecnologia.

Capacitar para o desenvolvimento de competências estratégicas referentes ao empreendedorismo, a liderança e a inovação.

Despertar para a sustentabilidade e consumo consciente.

Oferecer suporte pedagógico e técnico relacionados aos materiais didáticos e sistema online disponibilizados.

Estimular o empoderamento feminino para ocupação de cargos e funções majoritariamente ocupados por homens nas empresas.

Promover uma aprendizagem baseada na problematização e no desenvolvimento de projetos.

Ensinar as linguagens básicas do universo tecnológico.

Suporte

O Suporte Online à Aprendizagem é um serviço de apoio aos que participam das capacitações realizadas pelo projeto.

Através de e-mail ou chat é possível tirar dúvidas sobre os objetos de aprendizagem disponíveis para aplicação em sala de aula.

Os e-mails serão respondidos em até 24 horas, de 2ª a 6ª feira. O chat online estará disponível para atendimento das 13:00 às 17:00 horas, de 2ª a 6ª feira.

Contato

Mais informações