• Desemprego é maior entre jovens de 18 a 24 anos
    A taxa de desemprego chega a 26,6% segundo o dados do IBGE em 2018.
  • Apenas 13,3% dos jovens estudam e trabalham
    (2016/17-fonte: Bnad 2017 Educação IBGE)

Projeto



Monitoria On-line Móvel (MOL) é um projeto de educação mediada pelas tecnologias de informação e comunicação para auxiliar alunos com dificuldades críticas de aprendizagem que poderiam com o status de reprovações continuas evadirem do ensino superior, no âmbito da UERJ.

O projeto tem como ponto focal alunos de Cálculo 1 que devem cursar obrigatoriamente a disciplina. São alunos inscritos em Matemática, Engenharia, Administração e outros cursos em que a disciplina faz parte da grade obrigatória.

A iniciativa busca suprir as necessidades de aprendizagem de alunos da Graduação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, propondo atividades extraclasses como reforço à aulas ministradas presencialmente.

Contando com o apoio de professores e monitores on-line que se apropriarão do uso das tecnologias e metodologias adequadas, certamente, poderão dar maior apoio aos alunos e personalizar aulas e materiais didáticos.

Foram desenvolvidos objetos de aprendizagem para proporcionar o acesso à uma educação ativa, contextualizada e interativa. Com tais recursos é possível manter a mesma a qualidade do ensino presencial em atividades semi-presenciais.

A Aprendizagem on-line e móvel como apoio à educação presencial é uma quebra de paradigma da sala de aula presencial, trazendo para o aluno a possibilidade de aprender dentro e fora da sala de aula simultaneamente.

Objetivos

Combate à evasão escolar e Inclusão de jovens no espaço laboral.

Desenvolvimento de competências estratégicas para as organizações.

Interação entre o mercado de trabalho e a escola.

Orientação profissional e promoção da aprendizagem significativa e contextualizada de jovens trabalhadores.

Apresentação novos formatos de produção e trabalho em tempos de revolução tecnológica e da indústria 4.0.

Capacitação em temáticas de interesse do mercado.

Suporte

O Suporte Online à Aprendizagem é um serviço de apoio aos que participam das capacitações realizadas pelo projeto.

Através de e-mail ou chat é possível tirar dúvidas sobre os objetos de aprendizagem disponíveis para aplicação em sala de aula.

Os e-mails serão respondidos em até 24 horas, de 2ª a 6ª feira. O chat online estará disponível para atendimento das 13:00 às 17:00 horas, de 2ª a 6ª feira.

Contato

Mais informações